Esta abordagem permite não apenas explicar o comportamento do consumidor, como também antever as suas atitudes e comportamentos com base nas suas motivações e retrações psicológicas.
A segmentação psicográfica é o tipo de segmentação de mercado que separa os consumidores em subgrupos com base nas suas características psicológicas. Esses subgrupos incluem crenças, prioridades, interesses, entre outras dimensões. Como resultado disso, somos capazes de explicar e prever o comportamento do consumidor.
A segmentação psicográfica é a forma mais humanizada de conhecer os seus consumidores, pois está focada nos traços de personalidade e nos interesses pessoais e individuais que motivam a compra do seu produto.
Neste caso, a informação recolhida não está concentrada nos comportamentos de compra, como nas segmentações anteriores. Está antes focada nas motivações psicológicas subjacentes à compra. Por exemplo, estou convicto que não escolhe a sua roupa apenas para se proteger do frio, ou do calor. O estilo de vestuário que adota estará em linha com a sua personalidade (dimensão pessoal) e com a necessidade que todos temos de nos integrarmos no meio que nos envolve (dimensão social).
A dicotomia entre necessidades/desejos está na base do crescente interesse pela segmentação psicográfica. De facto, uma marca que satisfaça desejos (e não apenas necessidades), terá mais sucesso a persuadir os seus clientes se conhecer as motivações psicológicas que influenciam os processos de decisão.