A marca é uma fonte de significados. Criados pela empresa sobre a forma de uma promessa. E recebidos pelo consumidor sobre a forma de uma expectativa, e confirmados sobre a forma de experiência de consumo ou utilização.
O que é uma Marca?
Por representar uma promessa, a Marca é também um compromisso. E quando a promessa se cruza com a expectativa, estamos perante um momento de verdade: a satisfação de uma necessidade ou de um desejo. Dessa experiência resultará amor, indiferença, ou até ódio, que irá influenciar outros consumidores. Correndo bem, a marca conquista a lealdade do consumidor. Até um dia este se tornar infiel e não resistir a uma promessa mais tentadora por parte da concorrência. Ou ser ignorado, ou mal amado pela própria marca.
Quem tem uma natureza mais pragmática definirá a marca pela sua tangibilidade. E por isso encontramos definições que remetem a marca para o território dos símbolos e dos logótipos, ou dos próprios produtos.
Por outro lado, personalidades mais criativas definirão a marca no terreno da intangibilidade e das emoções. Dirão que a marca é um sentimento pessoal sobre o produto, serviço ou organização. Ou que a marca é a expressão da personalidade e a soma de experiências com o consumidor. A marca é de facto a conjugação de todas estas perspectivas. Articula o que é mais visível e tangível, com o que é mais intangível e simbólico. A marca é o produto, mas também o que o produto representa. Um sem o outro não subsistem, porque todas as marcas têm uma dimensão funcional e uma dimensão simbólica. E por esse motivo, a marca define-se pelo que é, e pelo que faz (dimensão funcional); mas também pela sua expressão e pelo que representa (dimensão simbólica).
Mas a Marca, não é o Logótipo?
Não. Um logótipo é uma representação visual da Marca. Mas não faz uma marca. Aliás, podem existir marcas que não dispõem de um logótipo. A Marca é o valor simbólico que adicionamos à funcionalidaade do produto ou do serviço. E esse valor intangível, vai muito além da identidade visual do logótipo. Na imagem seguinte ilustramos algumas dessas diferenças.