É a forma mais comum de segmentar a audiência da marca, tendo por base características demográficas, como a idade, rendimentos, género, entre outras dimensões.
Quando pensamos em Segmentação, a maioria de nós estará de facto a pensar em factores demográficos que podem caracterizar a nossa audiência, como sejam a idade, o género, nível educacional, ocupação profissional, religião, entre muitas outras características.
A abordagem demográfica ainda é a forma mais comum de tipificar segmentos de mercado, pois é uma técnica praticada há décadas pelos anunciantes e pelos canais de mass-media, como a Televisão, Rádio e Imprensa. Estes meios ainda hoje recorrem aos dados demográficos para caracterizarem as suas audiências.
A segmentação demográfica continua a ser relevante também no contexto crescente do marketing digital. Nomeadamente na área do comércio eletrónico, é uma prática comum os anunciantes segmentarem audiências com base na idade, na profissão, ou nos rendimentos estimados. Com efeito, a segmentação demográfica é também uma forma de assegurar que os clientes recebem a mensagem que é mais relevante para si.
A imagem seguinte sintetiza as 8 principais dimensões para segmentar a audiência da sua marca de acordo com várias características demográficas.